Na defesa dos solos, dos alimentos e das pessoas: não aos drones da morte

O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido – FCVSA/ASA CE e a Articulação Cearense de Agroecologia – ARCA Agroecológica, por meio desta Nota pública, manifestam profundo repúdio à proposta de liberação da pulverização aérea de agrotóxicos por drones no estado do Ceará para fins agrícolas.
O anúncio, feito às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos pelo governador Elmano de Freitas (PT), e que ainda será apreciado pela Assembleia Legislativa até o fim do ano, vem causando indignação na sociedade cearense.
Além de tentar driblar a Lei Zé Maria do Tomé (16.820/2019) – que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no estado -, a proposta representa grandes impactos para a Natureza e para a Saúde da nossa população do campo e da cidade, pois o veneno espalhado pelo vento contamina a fauna, flora, solos, água e pode atingir até comunidades inteiras!
Tal projeto está na contramão das principais discussões e compromissos sobre a redução dos efeitos das mudanças climáticas que o Brasil vem adotando em nível nacional e internacional, colocando o Ceará na vergonhosa linha de frente de um novo período de retrocessos no que se refere à utilização de agrotóxicos.
Enquanto se nota a agilidade para a tentativa de aprovação de propostas como essa, segue paralisada a iniciativa de aprovação de uma Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica no Ceará, que vem sendo pautada por agricultores (as) familiares e pelas mais diversas organizações sociais em nosso estado.
Tal contraste evidencia um distanciamento nas ações do Governo do Estado em relação a pauta da agroecologia e da convivência com o Semiárido, que se fundamentam na valorização dos saberes locais, no manejo sustentável dos recursos naturais e na construção de sistemas produtivos resilientes e socialmente justos.
Queremos nossos alimentos livres de veneno, e nenhuma morte causada por intoxicação de agrotóxicos em nosso Estado*. O futuro é uma agricultura sustentável, que produza cada vez mais *alimentos saudáveis*, promova a *saúde pública* e esteja em *equilíbrio com o meio ambiente* E isso só é possível por meio da parceria entre a sociedade e o poder público.
*Exigimos o cancelamento dessa proposta que coloca em risco a vida de nossos irmãos e irmãs cearenses*. O lucro não pode estar acima da vida.
Semiárido vivo, nenhum direito a menos! 💪🏾
Agroecologia, unindo Campo e Cidade! 👥
Ceará, território livre de agrotóxicos! 🌱
Fórum Cearense pela Vida no Semiárido
Articulação Cearense de Agroecologia